O ensino de frações: antes ou depois dos decimais?

Um estudo a partir de revistas pedagógicas.

  • Larissa Izabelle Alves Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Palavras-chave: Revistas Pedagógicas, A Eschola Publica, Oscar Thompson, Método Intuitivo, Revista da Sociedade de Educação, Jose Escobar, Revista Atualidades Pedagógicas, Jacomo Stávale, Osvaldo Sangiorgi.

Resumo

O presente artigo aborda o ensino de frações. Em específico, analisa a sequência dos ensinos de aritmética considerando as frações ordinárias e os números decimais. Fruto de temática não consensual, a investigação considera a análise de artigos de três revistas, em tempos diferentes e escritas por autores diversos, sendo essas: A Eschola Publica (1894), Sociedade de Educação (1924) e Atualidades Pedagógicas (1954). A pesquisa dá passos iniciais para análise do saber profissional do professor que ensina matemática nos primeiros anos escolares, tendo em conta o tema frações.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 29
  • PDF downloads: 23
Como Citar
AlvesL. O ensino de frações: antes ou depois dos decimais?. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 81-96, 29 set. 2020.