Joaquim de Oliveira Santos e suas contribuições na divulgação de saberes matemáticos no Maranhão (1908-1923)

Palavras-chave: Joaquim de Oliveira Santos. Formação de Professores. Saberes matemáticos. História da Educação do Maranhão.

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral compreender as contribuições do professor Joaquim de Oliveira Santos na divulgação de saberes matemáticos no Maranhão, sobretudo no período entre 1908 e 1923. Ademais, evidenciaremos as relações existentes entre os saberes matemáticos e a formação de professores estabelecidas pelo investigado. O texto aspira responder ao questionamento central: quais as contribuições de Joaquim de Oliveira Santos na divulgação de saberes matemáticos no Maranhão compreendidas entre 1908 a 1923? Nesse sentido, utilizamo-nos das discussões teóricas e metodológicos da história cultural, especificamente de Chartier (2017), De Certeau (1982); no tocante à formação de professores, recorremos à Lussi Borer (2017), sobre os saberes na formação do educador matemático, utilizamos Valente (2017) e Pinto (2017), para discutir a matemática escolar do ensino primário. Quanto ao corpus investigativo, as fontes incluem documentos oficiais e jornais locais da época. Inferimos, a partir da presente pesquisa, que o professor Joaquim de Oliveira Santos contribuiu significativamente para a divulgação de saberes matemáticos no Maranhão, na busca por melhorias do ensino nas escolas primárias, com a escrita de livros que apresentam orientações didáticas para os professores, como formador de professores normalistas, ensinando aritmética, geometria e álgebra, e na criação da revista pedagógica, A Escola, para divulgar o ensino moderno. Pela contribuição dispensada à educação maranhense, a obra de Joaquim de Oliveira Santos deve ser melhor explorada, de modo a diminuir as lacunas sobre os saberes matemáticos, nos estudos históricos sobre a História da Educação Matemática no Maranhão.

Palavras-chave: Joaquim de Oliveira Santos. Formação de Professores. Saberes matemáticos. História da Educação do Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuza Bertoni Pinto, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC

é Doutora em Educação pela Universidade de São
Paulo, Professora Titular aposentada pela Pontifícia Universidade Católica
do Paraná onde atuou como docente nos cursos de Pedagogia,
Licenciatura em Matemática, Mestrado e Doutorado em Educação, entre
2000 e 2016. Atualmente é Docente Colaboradora do Programa de Pós
Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM– REAMEC
– UFMT, Vice Presidente e Pesquisadora do Ghemat Brasil e Pesquisadora
do Ghemat Paraná. Realiza pesquisas na área de História da Educação
Matemática, especialmente as relacionadas à formação de professores e
saberes profissionais dos professores que ensinam matemática nos
primeiros anos escolares.

Publicado
2020-09-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 15
  • PDF downloads: 15
Como Citar
da CruzM. do C.; PintoN. Joaquim de Oliveira Santos e suas contribuições na divulgação de saberes matemáticos no Maranhão (1908-1923). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 134-146, 29 set. 2020.