Formação de professores que ensinam matemática
um estudo sobre a expertise da educadora Irene de Albuquerque
Palavras-chave:
Formação de professores; Saberes objetivados; Irene de Albuquerque; Expert.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo, a partir de estudos já realizados por pesquisadores do GHEMAT-Brasil, evidenciar as contribuições da professora Irene de Albuquerque, no sentido de conhecer suas funções e ações em atividades relacionadas à sua expertise na objetivação dos saberes. Como referencial teórico-metodológico foram considerados estudos recentes que abordam saberes profissionais docentes. Este estudo permite afirmar que a professora Irene de Albuquerque, com base nos saberes de sua experiência, nas diversas funções e ações que exerceu e nos manuais que publicou, contribuiu com a sistematização de saberes que se tornaram referência para cursos de formação de professores no Brasil, podendo ser considerada uma expert.
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Publicado
2020-09-30
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Como Citar
BorgesR. A.; SousaE.; DuarteA. Formação de professores que ensinam matemática. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 179-204, 30 set. 2020.