Formação de professores que ensinam matemática

um estudo sobre a expertise da educadora Irene de Albuquerque

Palavras-chave: Formação de professores; Saberes objetivados; Irene de Albuquerque; Expert.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, a partir de estudos já realizados por pesquisadores do GHEMAT-Brasil, evidenciar as contribuições da professora Irene de Albuquerque, no sentido de conhecer suas funções e ações em atividades relacionadas à sua expertise na objetivação dos saberes. Como referencial teórico-metodológico foram considerados estudos recentes que abordam saberes profissionais docentes. Este estudo permite afirmar que a professora Irene de Albuquerque, com base nos saberes de sua experiência, nas diversas funções e ações que exerceu e nos manuais que publicou, contribuiu com a sistematização de saberes que se tornaram referência para cursos de formação de professores no Brasil, podendo ser considerada uma expert.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeire Aparecida Soares Borges, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011), tendo realizado o Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal em 2007. Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo, em 2017, sob a supervisão do Professor Dr. Ubiratan D Ambrosio. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (2002). Atualmente é professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS, Pouso Alegre/MG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação(GEPHET) na Univás, juntamente com a professora Aparecida Rodrigues Silva Duarte. Membro do grupo de pesquisa GHEMAT Brasil, liderado por Wagner Rodrigues Valente.

Elania Kelly de Araújo Sousa, Universidade do Vale do Sapucaí

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Faz iniciação científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PROBIC) da Univás, com desenvolvimento de pesquisa sobre a professora Irene de Albuquerque, considerada uma expert para a educação. Trata-se de uma pesquisa que integra projeto do Grupo de Pesquisa em História  da Educação Matemática (GHEMAT), coordenado pelo professor Dr. Wagner Rodrigues Valente.

Aparecida Rodrigues Silva Duarte

Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa de História da Educação (GHEMAT). Possui graduação em Bacharelado em Matemática Pura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Foi coordenadora do Curso de Matemática, do Núcleo de Pesquisa em Educação Matemática (NUPEM/UNIVÁS) e do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Matemática da Universidade do Vale do Sapucaí.

Publicado
2020-09-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 26
  • PDF downloads: 21
Como Citar
BorgesR. A.; SousaE.; DuarteA. Formação de professores que ensinam matemática. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 179-204, 30 set. 2020.