Anúncio da criação de um grupo escolar em Corumbá, Mato Grosso

Novas referências para o ensino da matemática elementar

Palavras-chave: Instrução Pública; Ensino Primário, Matemática.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade analisar os anseios gerados na mobilização para a possível constituição de um grupo escolar na cidade de Corumbá, Mato Grosso, a partir de um anúncio do então presidente do Estado no ano de 1910. Na perspectiva da história cultural procura verificar quais eram as referências para o ensino da matemática elementar na cidade no período de 1908 a 1924. Assim, utiliza-se do aporte teórico que lista André Chervel (1990), Le Goff (1990), Dominique Julia (1995) e Marc Bloch (2002) para composição deste a partir da análise do artigo intitulado Instrução Publica com a finalidade de verificar as possíveis transformações propostas para o ensino primário na cidade. A pesquisa foi realizada a partir de documentos encontrados na Biblioteca Nacional Digital do Brasil – Hemeroteca e no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina. Tendo como principal resultado a possibilidade de analisar uma etapa de ensino com várias faixas etárias e séries diferentes, que prejudicava tanto o trabalho do professor quanto a aprendizagem dos alunos, ocasionando em resultados insatisfatórios nos exames. Esta análise permitiu perceber que a população de Corumbá ansiava por uma modernização do ensino primário, o qual à época era fundamentado na tabuada decorada e nas lições cantadas e repetitivas. A sociedade local, tomando como referência o ensino em São Paulo desejava uma transformação não só no método de ensino, mas em toda a estrutura da Instrução Pública Primária do município.

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Publicado
2020-09-30
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Como Citar
MarquezO.; SantosE. Anúncio da criação de um grupo escolar em Corumbá, Mato Grosso. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 147-162, 30 set. 2020.