A formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná entre 1912 a 1982

um estado da arte na iniciação científica

Palavras-chave: História da Educação Matemática; Estado da Arte: Produção de Conhecimento.

Resumo

A iniciação científica tem um papel significativo na formação do futuro professor e do pesquisador. Nesse sentido, este texto apresenta um recorte do estudo de iniciação científica desenvolvido durante os anos 2019 e 2020 sobre a formação de professores numa perspectiva histórica. O recorte se deu a partir das teses e dissertações desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR que trataram da formação de professores que ensinavam matemática. A partir do referencial metodológico do Estado do Arte, o estudo considerou, de um total vinte e dois, cinco teses/dissertações relativas à formação de professores de matemática no estado do Paraná. O período contemplado nos trabalhos selecionados inicia-se em 1912 e avança até o ano de 1982 e os estudos comtemplaram a formação inicial em nível colegial/normal, a graduação em cursos de licenciatura em matemática e a modalidade continuada ou em serviço sob a denominação de capacitação e aperfeiçoamento. Foi possível identificar saberes relativos ao ensino da matemática com abordagens escolanovistas relativas à metodologia da aritmética até a década de 1960 e, a partir desse período o foco incidiu sobre as orientações do movimento da matemática moderna (MMM). Os trabalhos contribuem de forma significativa com a formação, atualmente, do pesquisador em história da educação matemática, pois, apresenta um referencial metodológico claro e o uso de diversas fontes para a construção da narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Matheus de Paula Dias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduando em Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Iniciação Científica Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Publicado
2020-09-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 66
  • PDF downloads: 27
Como Citar
CostaR.; DiasF. A formação de professores que ensinavam matemática no estado do Paraná entre 1912 a 1982. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 242-256, 30 set. 2020.