Ensino atualizado da matemática e o guia do professor

abordagem teórica e metodológica da teoria dos conjuntos

  • Alice Mascarenhas Oliveira
  • Eliene Barbosa Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
Palavras-chave: Livro didático; Teoria dos conjuntos; Movimento da matemática moderna na Bahia

Resumo

Neste artigo analisamos, em uma perspectiva histórica, a abordagem da teoria dos conjuntos no livro didático Ensino atualizado da Matemática da 5ª série e as orientações metodológicas apresentadas no Guia do Professor. A coleção Ensino atualizado da Matemática, bem como o seu Guia, foram produzidos por professores membros de grupo de estudos da Bahia, liderado por Martha Dantas e Omar Catunda. A partir da análise, fazendo uso de um referencial teórico-metodológico de uma história cultural (CHARTIER, 1988;1994) e de uma história da educação, em especial, sobre livros didáticos (BITTENCOURT, 2004; CHOPPIN, 2004) e sobre saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017; VALENTE, 2018), consideramos que os autores visavam a interação dos alunos durante a apresentação dos conteúdos em sala de aula. Nesse sentido, os autores da coleção, ao expor o estudo da teoria dos conjuntos, partiam de exemplos do cotidiano sempre buscando chegar ao formalismo matemático, enfim, a uma generalização matemática. Em específico, essa formalização seguia uma apropriação dos preceitos estruturalistas defendidos pelo Grupo Bourbaki.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 14
  • PDF downloads: 19
Como Citar
OliveiraA.; LimaE. Ensino atualizado da matemática e o guia do professor. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 221-241, 30 set. 2020.