Escolarização da geometria analítica no ensino secundário (1889-1980)

  • Mariana Figueira Siqueira
  • Lincoln Garcia David
  • Daniel José de Paula Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Cristina Araújo de Oliveira

Resumo

O presente trabalho, se insere em uma pesquisa de âmbito mais abrangente que tem como objetivo estudar o processo histórico de escolarização da Geometria Analítica, numa perspectiva comparativa entre Brasil e Portugal. Esse artigo tem como objetivo analisar como a Geometria Analítica se configura como saber do ensino secundário a partir de livros didáticos publicados no período de 1889 a 1980. Os resultados apresentados tomam como referência três projetos de iniciação científica delimitados por períodos históricos estratégicos. O trabalho iniciou-se com uma catalogação de livros didáticos publicados entre os anos em questão, e posteriormente, foram selecionadas uma obra representativa para cada período histórico. Além disso foram observadas características representativas dos diferentes momentos, e a evolução da linguagem e do tratamento da Geometria Analítica no Ensino Secundário.

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Publicado
2020-09-29
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Como Citar
SiqueiraM.; DavidL.; PaulaD.; OliveiraM. Escolarização da geometria analítica no ensino secundário (1889-1980). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 47-80, 29 set. 2020.