As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB)

atividades com blocos lógicos

  • Rayssa Silva Caetano Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Denise Medina de Almeida França

Resumo

O objetivo principal do trabalho de iniciação científica financiado pela UERJ é a exploração dos acervos do Centro de Memória do Brasil (CMEB/ISERJ). Neste acervo, procuramos em Programas de ensino do Estado do Rio de Janeiro (1970-1980) orientações para o uso de blocos lógicos nas séries iniciais e à importância de sua utilização. A partir das orientações nestes Programas produzir e tentar compreender as semelhanças com as orientações didáticas de hoje. Além disso disponibilizar um conjunto de atividades e jogos para trabalhar com os Blocos Lógicos, uma ferramenta didática que possibilita aplicar conceitos matemáticos nos diversos níveis de escolaridade; apresentar o surgimento dos Blocos lógicos como recurso didático. Para isso, foi utilizado referencial teórico da história cultural e os estudos sobre Zoltan Paul Dienes, matemático húngaro. Como fontes de pesquisa foram utilizados documentos encontrados no CMEB, livros de atividades e jogos com Blocos lógicos, tese de doutorado e alguns livros de matemática do PNAIC. Por meio das fontes de pesquisa analisadas concluímos que desde a década de 1970 os blocos lógicos são utilizados para facilitar a aprendizagem de conceitos básicos da matemática.

Palavras-chave: Reformulação curricular, Zoltan Paul Dienes, Blocos Lógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 30
  • PDF downloads: 49
Como Citar
Silva CaetanoR.; Medina de Almeida FrançaD. As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 284-300, 30 set. 2020.