Elementos do saber profissional do professor
uma geometria para ensinar do Manual Prático de Pedagogia de Augusto Coelho
Resumo
Este texto apresenta resultados parciais de uma tese de doutoramento que está alinhada a um projeto amplo de investigação. O objetivo da tese é caracterizar uma geometria para ensinar a partir de manuais de pedagogia direcionados à formação de professores dos primeiros anos escolares no Brasil (1870-1920). Para este texto, objetivamos discutir elementos de uma geometria para ensinar expressa por Augusto Coelho em um manual de pedagogia publicado entre 1892 e 1907. Para alcançarmos tal objetivo nos ancoramos nas reflexões viabilizadas pelo questionamento: que elementos de uma geometria para ensinar podem ser recompilados do Manual Prático de Pedagogia de Augusto Coelho?, considerando o que Valente (2018) propõe sobre como sistematizar informações dispersas, transformando-as em saberes. Os resultados parciais de que tratamos neste texto demonstram que a geometria para ensinar sistematizada por Coelho (s.d.) está pautada em um primeiro momento na orientação para utilização de sólidos tangíveis que viabilizem o avanço do concreto para o abstrato, por meio da decomposição destes, envolvendo, também, a recomposição das formas; e, posteriormente, do abstrato ao concreto, não mais por meio dos sólidos froebelianos, mas desenvolvendo figuras no quadro, o que faz com que esse concreto final seja caracterizado como a compreensão da geometria sistematizada. Assim, a formação do professor prepara-o para, nesse processo, conduzir os alunos a, por si só, analisar as formas geométricas num dado momento de sua existência e as variações pelas quais tais formas podem passar.
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