Um relato de experiência sobre o projeto “O Repositório de Conteúdo Digital (RCD): fontes de pesquisa sobre história da educação matemática”

Palavras-chave: Repositório, História da Educação Matemática, Documentos

Resumo

Este texto apresenta informações acerca da atuação de uma aluna de graduação em Matemática no projeto “O Repositório de Conteúdo Digital (RCD): fontes de pesquisa sobre história da educação matemática”. O GHEMAT/SC, que interage diretamente com o GHEMAT Brasil, é responsável pela administração e organização da comunidade História da Educação Matemática que se encontra no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como bolsista do projeto, as atividades da aluna centram-se em atualizar e catalogar documentos que possam ser utilizados como fonte de pesquisa do campo da História da educação matemática, na plataforma digital citada acima. São destacadas três atividades: a inserção de artigos acadêmicos publicados, a inserção de revistas e a inserção de livros didáticos. Detalha-se o processo de inserção de cada um destes itens no RCD, assim como o impacto formativo sob o ponto de vista da aluna no desenvolvimento destas atividades. Há o reconhecimento de que o trabalho desenvolvido neste projeto releva a importância do RCD para o acesso a fontes de pesquisa e a preservação de documentos históricos sendo porta de entrada no mundo da pesquisa para alunos da graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Cristina Ludvig, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: isaludvig@gmail.com.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do GHEMAT-Brasil. E-mail: david.costa@ufsc.br

Publicado
2020-09-30
Métricas
  • Visualizações do Artigo 33
  • PDF downloads: 26
Como Citar
LudvigI.; CostaD. Um relato de experiência sobre o projeto “O Repositório de Conteúdo Digital (RCD): fontes de pesquisa sobre história da educação matemática”. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 274-283, 30 set. 2020.